Aviso

É proibida, sem a autorização do cartunista Nani, a publicação de material do blog nanihumor em mídia impressa (jornais, revistas, cartilhas, folhetos etc.) e por editoras para uso em livros. Blogs e mídias eletrônicas poderão repercutir material do blog nanihumor, contanto que não seja para fins lucrativos

Exposição de Nani: O Humor do Aquecimento Global

quinta-feira, 4 de junho de 2009



Para apresentar essa exposição de cartuns inconvenientes, poderia eu escrever um texto limpo sobre poluição? Poderia dizer num texto frio o que é o aquecimento global? O assunto é conhecido, mas para os muito obtusos tenho que agir como se falasse para uma criança de sete anos. Mesmo assim tem gente que não compreende e tenho que indagar: “O aquecimento global é preocupante. Entendeu ou quer que eu desenhe?” Daí os cartuns que fiz para explicar o tema.

O astronauta Yuri Gagarin foi o primeiro a constatar: "A Terra é azul". Hoje, se ele voltasse ao espaço e olhasse pela janelinha da nave, diria: "Sujou geral!".

Nessa mostra denuncio as várias formas de descaso com nosso planeta com muito humor. O riso passa pelos lábios e vai fazer cócegas no cérebro, onde os cartuns ficarão para lembrá-lo que, fora o riso, o caso é sério.

Se houvesse o décimo-primeiro mandamento ele seria: "Não Poluirás".

Os cartuns mostram como se peca contra as gerações futuras. É uma denúncia das origens do mal, um alerta para evitar que o dano não seja maior e que possamos todos estancar uma catástrofe ecológica.

É hora de tomar consciência para que, num futuro não muito distante, a Terra não seja apenas uma meleca girando no universo sem ninguém dentro.

0 comentários: