Aviso

É proibida, sem a autorização do cartunista Nani, a publicação de material do blog nanihumor em mídia impressa (jornais, revistas, cartilhas, folhetos etc.) e por editoras para uso em livros. Blogs e mídias eletrônicas poderão repercutir material do blog nanihumor, contanto que não seja para fins lucrativos

O ROUBO

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A cidade de Nife é uma cidade pequena, de uns 20 mil habitantes. Foi nessa cidade que aconteceu um roubo que foi facilmente desvendado pelo delegado Zé Marrom.
Houve uma invasão na casa da rica viúva dona Catarina Albuquerque Rondonelli. O ladrão entrara na casa na ausência da proprietária e roubara o seu colar de esmeraldas. Quem fez isso foi descuidado ao deixar um livro bem ensebado no quarto, sobre a cômoda, de onde tirara a jóia. O livro era “As 1001 noites”. O delegado folheou o livro e viu um trecho marcado, leu e disse para a viúva.
– Já sei quem pegou o seu colar de esmeraldas, dona Catarina. Foi o Doidinho.
– Doidinho não é o filho da dona Ninita? Aquele que era inteligentíssimo e ficou doido de tanto ler e estudar?
– Esse mesmo. É o maluco folclórico da cidade há uns 30 anos, desde quando largou a faculdade de Letras na capital e veio morar com a mãe. Quem mais na cidade carrega um livro pra lá e pra cá o dia inteiro?
Na casa do Doidinho sua mãe, muito idosa, disse não acreditar que ele era o ladrão, mas deixou o delegado e dona Catarina falar com o filho. O delegado mostrou o livro pra ele.
– O livro é meu – disse Doidinho: – Os livros ensinam a gente muita coisa. Resolvem nossos problemas.
– Você está com um problema e roubou o colar, não é isso?
Dona Catarina, ainda sem entender, perguntou:
– Delegado, o que tem nesse livro que fez com que o Doidinho roubasse meu colar?
O delegado leu o trecho marcado:
– As 1001 noites. Noite 272. Abre aspas. “... a pedra de esmeralda, cuja cor, como se sabe, é a verde, e cujas propriedades escondidas são indescritíveis e autênticas, pois serena as tempestades, mantém a castidade de seu portador, afugenta a disenteria e os maus espíritos, decide favoravelmente um litígio e é de grande socorro nos partos”. Fecha aspas.
– Quer dizer que esse louco roubou meu colar de esmeraldas porque queria todos esses poderes que o livro diz?
– Ele só queria as pedras de esmeraldas para curar a disenteria.
Doidinho explicou que já havia tomado quatro das oito pedras, “de 4 em 4 horas”, como remédio. O delegado sentou-se e disse para a mãe do maluco:
– Dona Ninita, faz um café e traz o penico para o Doidinho. Nós vamos esperar.

0 comentários: